Prospecção de clientes internacionais pode ser uma estratégia poderosa para expandir o alcance e os horizontes do seu negócio. No entanto, requer uma abordagem cuidadosa e estratégica para identificar e atrair os clientes internacionais.
Mas o que é “prospecção”?
Nada mais é do que a primeira etapa do funil de vendas. Nesta etapa, focamos no processo de busca de clientes potenciais que se enquadram no perfil ideal do seu negócio. Diferentemente de aguardar os leads resultantes das ações de marketing, a prospecção é uma busca ativa que fazemos para oferecer os produtos e serviços que temos.
Entender esse processo é fundamental para garantir maior previsibilidade de vendas e guiar a equipe de vendas de acordo com os seus objetivos, ainda mais quando trabalhamos com vendas internacionais.
A prospecção envolve um processo de pesquisa e criação de conexão e relacionamento com o cliente para, ao final, resultar em uma venda. É importante conhecer as etapas desse processo para garantir os melhores resultados, por isso, listamos algumas dicas para você.
Pesquisa de Mercado:
Antes de começar a prospectar clientes internacionais, é essencial conduzir uma pesquisa de mercado. Com aproximadamente 200 países no mundo e uma vasta região, é essencial definir o seu foco antes de começar a prospectar.
A prospecção exige tempo e dedicação, sem ações consistentes, não é possível gerar resultados, por isso, identifique os países ou regiões que representam os melhores mercados para seus produtos ou serviços.
Para isso, leve em consideração fatores como demanda do mercado, concorrência, regulamentações comerciais e preferências do consumidor.
Perfil do Cliente Ideal (ICP – Ideal Customer Profile):
Para quem você vai vender?
Você precisa saber responder esta pergunta com facilidade e maior detalhes possíveis. Ao prospectar, tenha clareza sobre quem sua equipe deve abordar para realizar uma venda e qual o perfil das empresas que compram o seu produto.
Os alvos da sua prospecção devem ser as pessoas mais possíveis de adquirir o seu produto. Inicialmente, defina com base nos seus clientes nacionais ou nos cases de vendas internacionais, é provável que esse perfil seja ajustado ao longo do tempo e de acordo com cada mercado trabalhado, mas tenha em mente que a importância de se ter um alvo definido, com características demográficas, comportamentais e de compra, bem como necessidades e desafios específicos que sua empresa pode resolver.
Participação em Feiras e Eventos Internacionais:
Participar de feiras comerciais e eventos é uma maneira eficaz de se conectar com clientes em potencial e estabelecer relacionamentos comerciais. Esses eventos oferecem oportunidades únicas para apresentar seus produtos, fazer networking e entender as tendências do mercado internacional
Existem inúmeras feiras setoriais com foco em clientes internacionais que acontecem tanto no Brasil como no exterior. Geralmente, esses eventos exigem algum investimento e é primordial a preparação da sua empresa e da sua equipe para garantir os melhores resultados.
Prepare sua abordagem:
Ao iniciar os contatos com seus prospectos, esteja preparado para responder às dúvidas e despertar o interesse sobre o seu produto ou serviço. Para isso, é primordial que você tenha definido seus preços, catálogo e apresentação da empresa e saiba destacar os valores que pode oferecer.
Além disso, tenha um roteiro para iniciar a conversa, com isso, você e sua equipe estarão mais preparados para guiar o cliente para os pontos mais relevantes e colher informações importantes sobre suas dores, necessidades e mercado.
E o mais importante: seja claro sobre o que você está oferecendo.
Dicas finais:
- Não desista dos seus prospectos, mas não seja inconveniente
- Busque ferramentas para ganhar escala
- Tenha cadência de prospecções
- Seja rápido
- Deixe seu cliente ir embora quando for necessário
Ao seguir essas estratégias e abordagens, você estará bem posicionado para prospectar clientes internacionais de forma eficaz e expandir com sucesso suas operações para mercados estrangeiros. Lembre-se de que a paciência, a persistência e o comprometimento são fundamentais ao buscar oportunidades de negócios no cenário global.
Aqui na NV Global, focamos na geração de negócios para os nossos clientes. Nossa equipe comercial tem por objetivo gerar e nutrir nossas bases de compradores potenciais dos produtos e serviços dos nossos clientes.
Ao longo de todo o trabalho em conjunto, geramos oportunidades de negócios com base nos perfis de cada um dos nossos clientes a fim de conquistar excelentes resultados no mercado internacional. Para isso, contamos com uma metodologia e ferramentas de prospecção.
Se sua empresa tem interesse em criar processos de prospecção internacional e quer contar com uma equipe experiente, entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre nossos processos e como podemos conquistar novos mercados juntos.